ENTIDADES ASSISTIDAS
Cada entidade desenvolve um papel fundamental para a população e sociedade vargengrandense e os repasses públicos não são suficientes para sanar suas dívidas e manter os seus cronogramas de atendimentos.
Hospital de Caridade de Vargem Grande do Sul
Oferece assistência médico-hospitalar a população e conta com serviços ambulatoriais, laboratório de análises clínicas, unidade radiológica, maternidade, pediatria, berçário, sala de monitorização, centro obstétrico, centro cirúrgico e agência transfusional.
São realizados cerca de 4.000 internações por ano e 28.000 atendimentos ambulatoriais, sendo 60% pelo SUS. O percentual médio de satisfação avaliado pelos usuários é de 97,19% de bom e ótimo
ACADES
Possui 3 projetos centrais: Focinho Geladinho, que busca apoiar e cooperar com a integridade de animais domésticos urbanos; Plantando Sementes, empenhado em promover a conscientização , proteção e recuperação da qualidade ambiental; Tijolada Cultural, movimento cultural independente que organiza através de uma rede colaborativa, a apresentação e difusão da cultura e arte em Vargem Grande do Sul.
Amigos da Cultura
APAE
Atende hoje cerca de 100 pessoas, entre elas crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Down, Síndrome de Rett, Síndrome de Doose, Paralisia Cerebral, Autismo e Deficiência Intelectual. É oferecido ensino nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Oficina Terapêutica, além de alimentação e transporte gratuito. Também é oferecido atendimento na área da saúde como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Assistência Social.
Associação Beneficente Dom Bosco
As crianças e adolescentes atendidos recebem condições adequadas de habitação, higiene, salubridade e segurança; cuidados médicos, psicológicos, odontológicos e farmacêuticos; escolarização e profissionalização; atividades culturais, esportivas e de lazer e assistência religiosa àqueles que desejarem, de acordo com suas crenças.
Em paralelo ao acolhimento, a família também é atendida por uma equipe técnica composta por uma psicóloga e uma assistente social, visando a reestruturação do vínculo familiar. Quando há possibilidade de reintegração familiar, a família continua sendo acompanhada por mais 06 meses, quando esgotadas as possibilidades de reintegração, as crianças são colocadas em família substituta.
Casa de Passagem
Os acolhimentos são de curta duração, das 18:00 às 6:00 horas, e disponibilizam serviços de assistência social, psicologia, pernoite, higiene e alimentação. No ano de 2017 foram realizados 671 atendimentos.
A casa tem como objetivo resgatar a cidadania e a auto estima e dar acesso à garantia de direitos, oferecendo condições para independência, autonomia e auto cuidado através do reestabelecimento dos vínculos comunitários, promovendo acesso às rede de qualificação e requalificação profissional com vistas à inclusão produtiva, buscando gradativamente a inserção no mercado de trabalho.
Grupo Mão Amiga
Atende cerca de 300 pacientes por mês onde são trabalhadas funções motoras, sensoriais, emocionais, cognitivas, comportamentais, habilidades sociais, relações interpessoais, comunicação, compreensão em nível de linguagem e fala, autonomia e independência.
Dentre o público-alvo atendido estão pessoas com deficiência mental ou física: paraplégicos, tetraplégicos, amputados, sequelas de aneurisma, derrame cerebral, diabetes, entre outros.