Destinando seu Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente você ajuda a financiar projetos de 8 entidades nas áreas de educação, saúde, lazer e cultura. Conheça mais as entidades atendidas:
APAE – Associação de Pais e Amidos do s Excepcionais que há 45 anos presta serviços nas áreas de Educação e Saúde de pessoas com necessidades especiais.
Atende hoje cerca de 100 pessoas, entre elas crianças, adolescentes com Síndrome de Down Síndrome de Rett, Síndrome de Doose, Paralisia Cerebral, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual. É oferecido ensino nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Oficina Terapêutica, além de alimentação e transporte gratuito. Também é oferecido atendimento na área da saúde como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Assistência Social.
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA CULTURA – Desenvolve atividades relacionadas à cultura, promovendo a inclusão social, melhoria na qualidade de vida e desenvolvimento da cidadania, livrando os envolvidos da ociosidade. Atende crianças e jovens oferecendo 05 oficinas fixas: Orquestra Jovem, Grupo de Viola Caipira, Canto-Coral, Jazz e Ballet.
Através das oficinas a associação trabalha e estimula o desenvolvimento de habilidades específicas em diversas modalidades culturais como música e dança, despertando talentos, possibilitando a socialização e o desenvolvimento da atenção, desinibição e trabalho em grupo, além de oferecer novas oportunidades aos envolvidos.
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DOM BOSCO - A entidade Dom Bosco é uma casa de acolhimento que funciona em tempo integral, com atendimento ininterrupto (24 horas por dia, 7 dias por semana) e recebe crianças de 0 à 18 anos que estejam em situação de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. As crianças e adolescentes atendidos recebem condições adequadas de habitação, higiene, salubridade e segurança; cuidados médicos, psicológicos, odontológicos e farmacêuticos; escolarização e profissionalização; atividades culturais, esportivas e de lazer e assistência religiosa àqueles que desejarem, de acordo com suas crenças.
Em paralelo ao acolhimento, a família também é atendida por uma equipe técnica composta por uma psicóloga e uma assistente social, visando a reestruturação do vínculo familiar. Quando há possibilidade de reintegração familiar, a família continua sendo acompanhada por mais 06 meses, quando esgotadas as possibilidades de reintegração, as crianças são colocadas em família substituta.
GRUPO MÃO AMIGA – Sociedade de auxílio à deficientes possui uma equipe multidiscilplinar e realiza atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, assistência social, além de oferecer empréstimos de equipamentos de reabilitação às famílias com pessoas com deficiência, idosas e com algum grau de dependência.
Atende cerca de 300 pacientes por mês, entre eles, crianças e adolescentes, onde são trabalhadas funções motoras, sensoriais, emocionais, cognitivas, comportamentais, habilidades sociais, relações interpessoais, comunicação, compreensão em nível de linguagem e fala, autonomia e independência. Dentre o público-alvo atendido estão pessoas com deficiência mental ou física: paraplégicos, tetraplégicos, amputados, sequelas de aneurisma, derrame cerebral, diabetes, entre outros.
Tem como finalidade à reintegração social, habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção da autonomia e melhoria da qualidade de vida.
GRUPO PAIS QUE AMAM - Centro psicossocial de apoio às famílias na comunidade da Vila Santana, bairro com alto índice de vulnerabilidade social e drogadição.
Entendendo que a infância e a adolescência são etapas essenciais no desenvolvimento humano, o objetivo do grupo é prevenir ocorrências de situações de risco social através de oficinas socioeducativas e terapêuticas, atendimento psicológico/social e encaminhamentos.
São atendidas cerca de 40 crianças e adolescentes por dia no período de contra turno escolar, garantindo o direito de brincar, de ser cidadã, falar e expor seus pensamentos e expressar seus sentimentos. As famílias também são acompanhadas com o objetivo de reestruturar e fortalecer os vínculos na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
PETIT – Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, atende cerca de 140 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos nos períodos da manhã e tarde, com atividades culturais, esportivas, oficinas, passeios, oferecendo acompanhamento psicológico e social para crianças e seus familiares.
PROJETO COLIBRI – Desenvolvido pela Prefeitura Municipal junto ao CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – o projeto atende crianças e adolescentes de 12 a 18 anos em medida educativa de liberdade assistida.
PROJETO GURI – Tem como principais objetivos fortalecer a formação das crianças, adolescentes e jovens como sujeitos integrados positivamente em sociedade e difundir a cultura musical, garantindo vivências enriquecedoras de sociabilidade, valorização das diferentes expressões culturais e o estímulo à criações e apresentações de grupos musicais. O Polo de Vargem Grande do Sul funciona na Escola de Música “Manoel Martins”, oferece 451 vagas na cidade, funcionando de terças à sextas feiras, das 8:00h às 11:00h e das 13:30h às 17:30h, com cursos de Viola caipira, Violão, Canto-coral, Cordas Friccionadas, Sopros (madeira e Metais) e Percussão.