Marie Kondo é a nova sensação da arrumação. Estrelando a nova série do Netflix – Ordem na Casa – ela traz aos expectadores um novo método de arrumação e desapego, fazendo com que as famílias participantes do reality se sintam mais alegres, dando valor ao que realmente importa, colocando ordem na casa e em suas vidas, transformando lares com muita inspiração.
Nosso dia a dia às vezes é tão corrido que acumulamos muitas coisas que não usamos e impedimos que elas sejam usadas por outras pessoas.
Por isso, a Associação Setembro convida você a fazer uma seção de desapego usando o método Konmari:
Lição 1 – Roupas
Junte todas as roupas que você tem e faça uma pilha pra você ter a noção da quantidade. Depois disso pegue cada peça e se pergunte se ela te traz alegria e verifique se você realmente a usa. Separe as roupas que você vai manter no seu guarda roupa e as que você vai desapegar.
Descarte as peças de “ficar em casa”! Esteja sempre vestido/vestida com harmonia no santuário do seu lar.
Dobre suas roupas de modo que elas fiquem em pé para não ficarem empilhadas. Estima-se que passam a caber 30 peças no lugar de 10 empilhados.
Seguem lista dos itens que você vai verificar nesta etapa da arrumação:
Blusas
Calças, Shorts, Bermudas e Saias
Casacos, Blazers, Ternos e Vestidos
Meias, Roupas Íntimas, Biquínis/Sungas, Saídas de Praia
Bolsas, Cintos, Óculos e Bijuterias
Sapatos
Lição 2 – Livros
Os títulos que estão há tempos na sua casa e você nunca leu dificilmente serão lidos, outros entrarão na sua fila de leitura e estes ficarão em estado de dormência até serem esquecidos. Que tal doá-los para quem realmente vai usar?
Separe todos os livros e revistas que você tem em casa e faça a seleção do que você vai manter. Se você guarda várias revistas porque gostou de algumas matérias contidas nelas, o ideal é retirar as páginas interessantes e coloca-las em pastas, você verá a quantidade de papel que sairá da sua casa dando espaço para coisas realmente importantes.
Lição 3 – Papéis
Jornais velhos, envelopes, folhetos, caixas de aparelhos eletrônicos vazias, garantias vencidas, manuais nunca lidos... estes e outros itens sem utilidade devem ser separados e enviados para reciclagem.
Itens de coleções também devem ser selecionados, não é necessários guardar tudo! Você dará mais valor à 100 itens que realmente te tragam alegria do que 10.000 guardados que você nunca verá com frequência.
Cartões e cartas também devem passar por essa inspeção. Você pode guardar uma carta que sua melhor amiga te enviou na infância, mas não tem sentido manter na sua casa um cartão de natal de um ex colega de trabalho que você nunca mais viu ou verá.
A papelada realmente importante que você vai guardar não deve ser empilhada, pois os papéis que ficam por baixo vão ficando escondidos até serem esquecidos. O ideal é separá-los por categorias e coloca-los em pastas estocadas na vertical.
Seguem algumas dicas de categorias: formulários e exames pendentes, documentos e contratos, comprovantes de pagamento (dos últimos 5 anos – o restante deve ser reciclado), apostilas, recortes de receitas.
Lição 4 – Komono – Itens variados
Nesta etapa você deve separar pequenos acessórios, utensílios, ferramentas e todas as tralhas espalhadas pela casa.
O primeiro passo é separar tudo por categoria, por exemplo:
CDs e DVDs
Maquiagem
Acessórios
Documentos (passaportes, cartões de crédito, etc.)
Equipamentos eletroeletrônicos (câmeras digitais, fios e cabos, aparelhos eletrônicos)
Utilidades da casa (artigos de papelaria, kits de costura, etc.)
Provisões da casa (descartáveis como remédios, detergentes, lenços de papel, etc.)
Utensílios de cozinha/gêneros alimentícios
Outros (materiais para hobbies, brindes, etc)
Guarde somente os objetos que realmente gosta e que sejam úteis.
Produtos vencidos, com peças soltas, amostras grátis esquecidas, devem ser descartados
Alguns presentes que você ganhou, mas nunca usou ou não gostou muito devem ser passados adiante. Não guarde só por obrigação. Lembre-se da alegria que sentiu no momento que ganhou e guarde o sentimento não o item.
Traga para Associação Setembro todas as pilhas e baterias usadas e outros materiais eletro-eletrônicos danificados contidos nesta lista para que possamos fazer o descarte correto, preservando o meio ambiente.
Lição 5 – Itens de valor sentimental
Os itens que você não usa, mas te trazem boas lembranças como a roupinha de batismo do seu filho, ou o aparelho de chá da sua avó devem ser mantidos e colocados em lugares visíveis e de fácil acesso para que você sempre possa vê-los e se sentir feliz.
Nesta etapa é necessário saber analisar se o item já cumpriu sua função e deve ser passado adiante ou se realmente tem um valor sentimental e deve ser guardado.
É a etapa de se colocar o passado em ordem, pois “uma lembrança nos faz recordar de uma época em que determinado objeto nos trouxe alegria” (Marie Kondo).
Guarde as gravações de viagens, mas descarte DVD´s e VHF´s de filmes antigos que você pode encontrar facilmente na internet.
Os itens que deverão ser analisados são:
Lembranças da escola
Cartas
Fotografias
Gravações com valor sentimental
Recordações dos filhos
Registros da vida
Para manter sempre a organização, seguem também algumas dicas:
- Guarde somente os itens que te tragam alegria
- Separe seus pertences por categorias, não por cômodos
- Use caixas, muitas caixas, para ajudar na organização
- Deixe tudo visível
- Arrume sua bolsa todos os dias
- Inclua as crianças na rotina da organização
Quem aceita o desafio?
Os excessos são péssimos para circulação de energia na casa e as peças que estiverem em bom estado virão para a Associação Setembro, disponíveis para venda no nosso tão esperado bazar!